Era 2015, Luiz Cuenca tinha uma pequena loja de presentes, com 16m², em um shopping na região da Vila Mariana em São Paulo, a Ideiaria Presentes.
Pegando todo o faturamento da loja e deduzindo todos os custos e despesas, não sobrava absolutamente nada, nem um salário-mínimo de pró-labore para o Luiz que, até então, estava vivendo de suas economias e com o dinheiro da rescisão do emprego que havia deixado em busca do sonho de empreender.
Luiz sabia que precisava crescer para começar a ver a cor do dinheiro, até então a empresa só consumia caixa e aumentava o endividamento, foi então que decidiu buscar ajuda para aprimorar suas habilidades como empresário e profissionalizar a gestão do negócio.
Essa decisão foi um divisor de águas para a Ideiaria, pois fez com que o Luiz conhecesse o trabalho da Avanx.
O primeiro passo do trabalho consistiu em estruturar e organizar a tesouraria da Ideiaria. Criamos uma estrutura de planos de Contas, com categorias específicas para o modelo de negócio, de forma que realmente auxiliassem na análise estratégica dos números. Em seguida implementamos um controle consolidado de toda movimentação financeira, permitindo que o Luiz pudesse: registrar, conferir e conciliar, além de gerenciar todas as receitas, compras e despesas do negócio; tudo em uma única ferramenta.
Desta forma, com a tesouraria 100% estruturada, pudemos iniciar a geração dos relatórios com a certeza de que os números estavam corretos e representavam a realidade do negócio.
Em todo comércio varejista existem basicamente 3 pontos cruciais para uma boa gestão das finanças: vendas, precificação e estoque. Claro que existem outros aspectos relevantes, mas esses três, na maioria dos casos, ditam as regras do jogo; e no caso da loja do Luiz, não era diferente.
Portanto, o caminho para o crescimento estruturado da Ideiaria consistia em resolver os seguintes pontos:
Feito o diagnóstico da situação, começamos a implementar as ações para melhoria dos resultados.
Para a melhoria das margens, adotamos duas estratégias combinadas:
Na gestão de compras e estoque, por sua vez, implementamos um planejamento de compras integrado ao fluxo de caixa do negócio, combinado com metas de estoque, para cada mês do ano, de acordo com a previsão de vendas e sazonalidade de cada mês.
Desta forma, sabendo de antemão quais níveis de estoque gostaríamos de ter em cada mês, iríamos conseguir planejar as compras que precisariam ser feitas e como elas iriam impactar o caixa do negócio. Ou seja, conseguíamos prever quais seriam os estoques, compras e pagamento a fornecedores de cada mês, nos próximos 12 meses. Isso permitia visualizar possíveis problemas de caixa, e já corrigi-los com antecedência, ajustando o planejamento.
Uma vez que o modelo de gestão da Avanx estava 100% implementado, passamos a ter muito mais previsibilidade dos números da Ideiaria. O planejamento detalhado e preciso, permitia tomadas de decisões com muito mais segurança e antecedência, evitando riscos ao Luiz.
Com tudo estruturado, seguimos para o próximo passo: crescer!
Mas para isso acontecer, seria necessária a realização de grandes investimentos para expansão, porém a Ideiaria ainda não tinha caixa suficiente para fazer esse tipo de movimento, e o Luiz não tinha recursos pessoais para aportar. Diante deste quadro, a solução que encontramos foi: buscar linhas de crédito com os bancos.
É esta decisão que muitos empresários acabam discordando, alguns por acharem que empréstimo é algo que nunca deve ser feito, e outros por estarem traumatizados por conta de dívidas que afundaram o seu negócio.
No entanto, a Ideiaria é a prova de que, com uma gestão profissionalizada e um bom planejamento financeiro, os empréstimos bancários podem sim, ser um ótimo recurso para o crescimento, desde que sejam contratados e utilizados de maneira estratégica.
Sabemos que toda decisão em um negócio envolve risco, mas um financeiro bem organizado permite ter previsibilidade e clareza dos efeitos que a decisão pode gerar. E foi isso que o modelo de gestão da Avanx trouxe à Ideiaria: previsibilidade sobre os riscos e efeitos das dívidas no processo de expansão do negócio. O que permitiu que, contratando empréstimos saudáveis, gerassem crescimento ao negócio.
E assim foi feito durante os anos que se sucederam, todo o crescimento foi financiado e quitado, com a própria geração de caixa do negócio.
Com o modelo de gestão da Avanx, aquela loja de presentes, de apenas de 16m², na Vila Mariana, que não tinha condições de pagar nem um salário-mínimo de pró-labore ao Luiz, tornou-se uma rede de 4 lojas de 130m² cada uma, o que equivale a um aumento de 32x no tamanho; além da abertura do e-commerce, que também se consolidou como uma referência de mercado, no seu segmento. E tudo isso mantendo, para a empresa, resultados robustos e sustentáveis.
Atualmente, Luiz sabe que tomou a decisão certa ao sair do seu antigo trabalho e ir em busca do seu sonho de empreender. Ele olha para trás com muito orgulho das suas decisões, e para frente com a segurança de que a Ideiaria está no caminho certo!