Loja de brinquedos cresce em 32 vezes, usando apenas os lucros do próprio negócio de forma estratégica.

Empresa: Ideiaria Brinquedos
Dona: Luiz Goldstein Cuenca
Segmento: Brinquedos Educativos

1) Onde tudo começou

Era 2015, Luiz Cuenca tinha uma pequena loja de presentes, com 16m², em um shopping na região da Vila Mariana em São Paulo, a Ideiaria Presentes.

Pegando todo o faturamento da loja e deduzindo todos os custos e despesas, não sobrava absolutamente nada, nem um salário-mínimo de pró-labore para o Luiz que, até então, estava vivendo de suas economias e com o dinheiro da rescisão do emprego que havia deixado em busca do sonho de empreender.

Luiz sabia que precisava crescer para começar a ver a cor do dinheiro, até então a empresa só consumia caixa e aumentava o endividamento, foi então que decidiu buscar ajuda para aprimorar suas habilidades como empresário e profissionalizar a gestão do negócio.

Essa decisão foi um divisor de águas para a Ideiaria, pois fez com que o Luiz conhecesse o trabalho da Avanx.

2) A jornada para o sucesso

• Organizando a casa

O primeiro passo do trabalho consistiu em estruturar e organizar a tesouraria da Ideiaria. Criamos uma estrutura de planos de Contas, com categorias específicas para o modelo de negócio, de forma que realmente auxiliassem na análise estratégica dos números. Em seguida implementamos um controle consolidado de toda movimentação financeira, permitindo que o Luiz pudesse: registrar, conferir e conciliar, além de gerenciar todas as receitas, compras e despesas do negócio; tudo em uma única ferramenta.

Desta forma, com a tesouraria 100% estruturada, pudemos iniciar a geração dos relatórios com a certeza de que os números estavam corretos e representavam a realidade do negócio.

 

• Identificando o problema

Em todo comércio varejista existem basicamente 3 pontos cruciais para uma boa gestão das finanças: vendas, precificação e estoque. Claro que existem outros aspectos relevantes, mas esses três, na maioria dos casos, ditam as regras do jogo; e no caso da loja do Luiz, não era diferente.

Portanto, o caminho para o crescimento estruturado da Ideiaria consistia em resolver os seguintes pontos:

  • Correção de preços e mark-ups: a margem de contribuição estava muito baixa, por conta do CMV (custo de mercadoria vendida) elevado. Isso indicava que os preços praticados não estavam sendo suficientes para arcar com as despesas fixas do negócio, portanto precisavam de uma correção, ou mudança no mix de produtos para aumento das margens.
  • Planejamento de compras e estoque: o modelo de negócio da Ideiaria consiste em compra, formação de estoque e revenda, o que demanda um planejamento adequado; mas Luiz acabava realizando as compras com base no “feeling”, o que fazia com que terminasse com estoques elevados que consumiam muito caixa da empresa, desnecessariamente.
  • Aumento de faturamento: por mais que melhorássemos as margens e adequássemos os níveis de estoque, mesmo assim o nível de faturamento da empresa permanecia muito baixo, portanto, precisaria subir o faturamento, para gerar mais ganhos de escala.
 
• Implementando as soluções

Feito o diagnóstico da situação, começamos a implementar as ações para melhoria dos resultados.

Para a melhoria das margens, adotamos duas estratégias combinadas:

  • Uma análise completa dos preços e margens de cada produto, ajustando seus preços de forma a satisfazer uma margem mínima.
  • Introdução de um novo mix de produtos que possibilitaria a aplicação de mark-ups maiores, que no caso foram os brinquedos educativos. Dentro de um futuro próximo, estes novos brinquedos viriam a se tornarem o carro chefe da Ideiaria, mudando, inclusive, o nome da empresa de “Ideiaria Presentes” para “Ideiaria Brinquedos”.

 

Na gestão de compras e estoque, por sua vez, implementamos um planejamento de compras integrado ao fluxo de caixa do negócio, combinado com metas de estoque, para cada mês do ano, de acordo com a previsão de vendas e sazonalidade de cada mês.

Desta forma, sabendo de antemão quais níveis de estoque gostaríamos de ter em cada mês, iríamos conseguir planejar as compras que precisariam ser feitas e como elas iriam impactar o caixa do negócio. Ou seja, conseguíamos prever quais seriam os estoques, compras e pagamento a fornecedores de cada mês, nos próximos 12 meses. Isso permitia visualizar possíveis problemas de caixa, e já corrigi-los com antecedência, ajustando o planejamento.

 

• Dando o próximo passo

Uma vez que o modelo de gestão da Avanx estava 100% implementado, passamos a ter muito mais previsibilidade dos números da Ideiaria. O planejamento detalhado e preciso, permitia tomadas de decisões com muito mais segurança e antecedência, evitando riscos ao Luiz.

Com tudo estruturado, seguimos para o próximo passo: crescer!

Mas para isso acontecer, seria necessária a realização de grandes investimentos para expansão, porém a Ideiaria ainda não tinha caixa suficiente para fazer esse tipo de movimento, e o Luiz não tinha recursos pessoais para aportar. Diante deste quadro, a solução que encontramos foi: buscar linhas de crédito com os bancos.

É esta decisão que muitos empresários acabam discordando, alguns por acharem que empréstimo é algo que nunca deve ser feito, e outros por estarem traumatizados por conta de dívidas que afundaram o seu negócio.

No entanto, a Ideiaria é a prova de que, com uma gestão profissionalizada e um bom planejamento financeiro, os empréstimos bancários podem sim, ser um ótimo recurso para o crescimento, desde que sejam contratados e utilizados de maneira estratégica.

Sabemos que toda decisão em um negócio envolve risco, mas um financeiro bem organizado permite ter previsibilidade e clareza dos efeitos que a decisão pode gerar. E foi isso que o modelo de gestão da Avanx trouxe à Ideiaria: previsibilidade sobre os riscos e efeitos das dívidas no processo de expansão do negócio. O que permitiu que, contratando empréstimos saudáveis, gerassem crescimento ao negócio.

E assim foi feito durante os anos que se sucederam, todo o crescimento foi financiado e quitado, com a própria geração de caixa do negócio.

3) O resultado obtido: crescimento de 32x

Com o modelo de gestão da Avanx, aquela loja de presentes, de apenas de 16m², na Vila Mariana, que não tinha condições de pagar nem um salário-mínimo de pró-labore ao Luiz, tornou-se uma rede de 4 lojas de 130m² cada uma, o que equivale a um aumento de 32x no tamanho; além da abertura do e-commerce, que também se consolidou como uma referência de mercado, no seu segmento. E tudo isso mantendo, para a empresa, resultados robustos e sustentáveis.

Atualmente, Luiz sabe que tomou a decisão certa ao sair do seu antigo trabalho e ir em busca do seu sonho de empreender. Ele olha para trás com muito orgulho das suas decisões, e para frente com a segurança de que a Ideiaria está no caminho certo!