Como Controlar Estoque: 4 Dicas Essenciais (+ Dica Bônus)

Como Controlar Estoque: 4 Dicas Essenciais (+ Dica Bônus)

Fala a verdade, controlar estoque é a pedra no seu sapato, não é? Só de escutar as palavras “Controle” e “Estoque” juntas, muita gente já quer sair correndo.

Realmente, controlar estoque com precisão é uma das tarefas mais complicadas na gestão financeira de uma empresa.

Na teoria, parece simples: registrar a entrada no estoque (compra), registrar a saída do estoque (venda) e fim. O procedimento é semelhante ao controle de Fluxo de Caixa, mas em vez de dinheiro, o fluxo é de mercadorias. O grande problema é fazer isso na prática, pois, no caso do estoque, existem diversas complicações operacionais.

Por isso, resolvemos dar 4 dicas (e uma dica bônus) para que o seu “Controle de Estoque” não seja mais uma pedra no seu sapato e você consiga controlar estoque de forma eficaz:

1) Estrutura de classificação SKUs

Tenha uma estrutura de classificação de produtos com grupos (produtos) e subgrupos (cores, tamanhos, modelos, etc.) bem definida e codificada (os famosos SKUs). Vai levar um tempinho para montar, mas vai economizar muito tempo no dia a dia e facilitará o controle de estoque.

2) Treinamento de Equipe

Apresente a estrutura de classificação dos produtos e treine seus funcionários para que registrem as entradas e saídas de produtos da maneira correta. Isso evita erros operacionais e melhora o controle de estoque.

Leia também: 5 hábitos fundamentais para uma Gestão Financeira de Sucesso

3) Contagem e Inventário

Realizar contagens pode ser chato, mas é necessário de tempos em tempos. A frequência vai depender de quanto o estoque é relevante na sua operação. Se for um fator crítico, faça ao menos uma vez por mês; se não for tão crítico, pode ser feito a cada três meses. Isso ajudará a controlar estoque de forma precisa.

4) Sistemas e Automação

Se você tem uma estrutura de classificação de produtos muito grande, com grande volume de movimentação, fica muito difícil controlar estoque manualmente (papel ou planilha). Por isso, ter um bom sistema automatizado que integre compras e vendas é a forma mais segura e eficiente de controle, principalmente para o estoque.

Dica bônus: O equilíbrio entre Controle e Velocidade

Existe um “trade-off” entre Controle e Velocidade: quanto maior o controle, menor tende a ser a velocidade, e vice-versa. Não adianta querer controlar estoque nos mínimos detalhes se isso torna sua empresa totalmente engessada e lenta. Mas também não adianta resolver tudo rápido e perder o controle. Procure uma combinação desses dois fatores que gere o melhor resultado para sua empresa. Pense nisso ao definir o controle para o seu estoque.

Quer nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira da sua empresa? Clique aqui!

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se mantenha atualizado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão, assine nossa newsletter.