Análise de Lucratividade por Produto: Como fazer e maximizar seus resultados

Análise de Lucratividade por Produto: Como fazer e maximizar seus resultados

Fazer uma análise de lucratividade por produto ou serviço é uma tarefa crucial para aumentar o nível de lucratividade da empresa como um todo.

Saber quais produtos ou serviços são mais lucrativos, quais vendem mais e quais geram mais caixa para a empresa são informações essenciais na hora de decidir em quais produtos focar ou deixar de vender.

No entanto, diante da imensa quantidade de produtos ou serviços que uma empresa pode oferecer, como realizar essa análise de forma eficiente? Pensando nisso, Bruce Henderson criou, na década de 1970, o conceito de Matriz BCG, cujo nome remete ao Boston Consulting Group, empresa na qual Bruce trabalhava quando desenvolveu a metodologia.

Na Matriz BCG original, os produtos são classificados em 4 categorias: Vacas Leiteiras, Estrelas, Interrogação e Abacaxis. Essas categorias se diferenciam de acordo com o Crescimento e a Participação Relativa do Mercado, sendo mais aplicáveis a grandes empresas consolidadas que precisam definir estratégias de desenvolvimento de produtos e market share. Apesar disso, ainda é possível utilizar o mesmo conceito na análise de lucratividade por produto em uma pequena empresa, com algumas adaptações. Vamos a elas.

Etapas para Realizar a Análise de Lucratividade por Produto

Para começar a análise de lucratividade por produto, tenha em mãos a lista de todos os produtos que sua empresa vende, com as seguintes informações:

a) Quantidade vendida de cada produto em determinado período

b) Valor de venda de cada produto

c) Margem de contribuição de cada produto

Feito isso, separe os produtos nas seguintes categorias:

1) Heróis: Alta Margem e Alta Quantidade Vendida

Esses são os produtos que já estão performando bem. Portanto, não precisa se preocupar muito com eles, mas claro, se houver oportunidade de melhoria, não hesite em fazê-la.

2) Potenciais: Alta Margem e Baixa Quantidade Vendida

Potenciais são produtos que carregam grande potencial de lucro, mas ainda não estão performando bem nas vendas. Isso pode ocorrer por dois motivos: ou o preço está elevado e a margem está “virtualmente” alta, ou ele precisa de um estímulo de vendas maior.

Leia também: Estratégias para Reduzir Custos e Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa

3) Cautelosos: Baixa Margem e Alta Quantidade Vendida

Cautelosos são aqueles que demandam grande atenção. Dada a margem baixa e o grande volume de vendas, são eles que puxam sua lucratividade média para baixo. Portanto, é sempre bom avaliar se existe a possibilidade de revisar seus preços.

4) Problemáticos: Baixa Margem e Baixa Quantidade Vendida

Problemáticos são aqueles produtos que não dão lucro e não vendem. Portanto, quanto menos deles você tiver, melhor. Para uma análise de geração de caixa puro, sem se preocupar com as margens percentuais, é necessário multiplicar a margem de contribuição pelo valor de venda de cada produto, chegando assim na geração de caixa do produto.

Conclusão

Realizar uma análise de lucratividade por produto é fundamental para garantir que sua empresa esteja focando nos produtos certos e maximizando o lucro. Se precisar de ajuda para analisar a lucratividade de cada produto da sua empresa, fale com um especialista!

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