Custo ou Despesa? Entenda as diferenças
É muito comum escutarmos empresários e empresárias usarem as palavras “custo” e “despesa” de diversas formas: custo fixo, custo variável, despesa fixa, despesa variável ou até mesmo alguma mistura desses termos. Não há muito consenso na terminologia, mas o maior problema não está em saber a “palavra certa”. O foco deve estar em entender o conceito por trás de custo ou despesa.
Vamos explorar a essência dessas diferenças para que, depois disso, a “palavra correta” seja apenas um detalhe.
O conceito por trás de Custo ou Despesa
Quando falamos sobre custo ou despesa, estamos lidando com dois tipos principais de saídas financeiras que toda empresa possui: fixas e variáveis. Muitas pessoas acreditam que se a despesa não muda, ela é fixa; e se muda, é variável. No entanto, essa interpretação está ERRADA!
No mundo da gestão financeira das empresas, os termos “fixo” e “variável” não se referem à variação ou estabilidade da despesa, mas sim à relação que ela tem com o faturamento ou produção da empresa.
Despesas Variáveis
Despesas variáveis são aquelas que aumentam ou diminuem proporcionalmente ao aumento ou diminuição do faturamento. Em outras palavras, quando o faturamento sobe 10%, as despesas variáveis também tendem a subir 10%. Exemplos incluem:
- Fornecedores
- Impostos
- Comissões
- Taxas de maquininha de cartão
Despesas Fixas
Despesas fixas são aquelas que têm pouca ou nenhuma relação com o faturamento. Ou seja, independentemente de você vender ou não, essas despesas estarão presentes, mais ou menos no mesmo valor. Exemplos incluem:
- Aluguel
- Salários
- Contabilidade
Custo ou Despesa? Um Exemplo Prático
Imagine que você tem uma dúvida sobre como classificar a conta de luz da sua empresa:
“Meu consumo de energia tende a aumentar quando minhas vendas aumentam. Devo considerar que minha conta de luz é um custo ou despesa variável?”
A resposta depende da natureza do seu negócio:
- Indústria: Se você tem uma indústria com maquinário pesado que consome muita energia elétrica, a eletricidade é parte do custo de produção do seu produto. Portanto, ela é fortemente correlacionada com o faturamento e pode ser considerada uma despesa variável.
- Comércio: Se você tem um comércio onde a conta de luz aumenta apenas porque o ar-condicionado fica ligado por mais tempo devido ao maior fluxo de clientes, a correlação com o faturamento é baixa. Nesse caso, ela deve ser considerada uma despesa fixa.
A importância de distinguir entre Custo ou Despesa
Saber distinguir entre custo e despesa, assim como entre fixo e variável, é fundamental para calcular corretamente a sua margem de contribuição, um conceito essencial para a rentabilidade do negócio. Isso ajuda a tomar decisões financeiras mais precisas e a manter a saúde financeira da empresa.
Leia também: O que é margem de contribuição?
Quer nossa ajuda para melhorar a gestão financeira da sua empresa? Clique aqui!