Mark-Up: O que é? Como usar?

Você já deve ter ouvido falar no termo “Mark-Up”, mas você sabe mesmo o que ele é? E qual a forma correta de usá-lo? Vamos esclarecer isso agora! 👨‍🏫 

O mark-up é uma das fórmulas mais utilizadas na precificação de produtos e serviços, e o seu cálculo é exatamente o inverso do CMV (Custo de Mercadoria Vendida), e se você não sabe o que é CMV, fique tranquilo que vou explicar também. 

A FÓRMULA DO MARK-UP:

“MarkUp = Preço / Custo”, que é o mesmo que: “Preço = Custo x MarkUp” 

Se você quer descobrir o seu mark-up, basta dividir o Preço pelo Custo. Exemplo: Se você compra um produto por 10 e vende por 20, seu mark-up será 20/10=2. 

Se você quer calcular o preço com um mark-up específico, basta multiplicar o custo pelo mark-up desejado.

Exemplo:

Se você compra por 10 e que usar um mark-up de 3, seu preço final será 10×3=30.Portanto, quanto MAIOR o Mark-Up, mais lucrativo é o produto ou serviço. 

A FÓRMULA DO CMV:“CMV = Custo / Preço”, que é o mesmo que:“Preço = Custo / CMV” 

Ou seja, o CMV é exatamente o inverso do Mark-Up. 

Se você quer descobrir o seu CMV, basta dividir o Custo pelo Preço. Exemplo: Se você compra um produto por 10 e vende por 20, seu CMV será 10/20=0,5 (50%). 

Se você quer calcular o preço com um CMV específico, basta dividir o custo pelo CMV desejado.

Exemplo:

Se você compra por 10 e quer usar um CMV de 0,33 (33%), seu preço final será 10/0,33=30. Portanto, quanto MENOR o CMV, mais lucrativo é o produto ou serviço. 

Quer a nossa ajuda para melhorar a Gestão Financeira de sua empresa, é só clicar aqui! 

Se ficou com dúvida, pode falar com a gente! 😉Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se mantenha atualizado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão, assine nossa newsletter.